O câncer de estômago está entre os mais comuns do gênero. É um dos líderes mundiais, em número, dos tumores malignos. Também conhecido como câncer gástrico, não apresenta sintomas específicos ou singulares, mas há sinais que podem evidenciar sua ocorrência, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Em todos os casos, o diagnóstico precoce e o tratamento no estágio inicial garantem maior possibilidade de cura. Vale destacar que 65% dos casos dessa patologia acometem pessoas com mais de 50 anos, sendo importante redobrar a atenção nessa idade. Confira, abaixo, os 7 sintomas que podem indicar câncer no estômago.
1. Náusea e vômito
Comuns no câncer gástrico, a náuseas e o vômito podem ser confundidos com os mais diversos problemas e doenças na região estomacal, como úlcera, gastrite e intoxicação alimentar. Contudo, a reincidência e a frequência de ambos evidenciam algo mais grave. Por isso, é importante procurar um especialista para o diagnóstico.
2. Perda repentina de peso
Quando a balança aponta perda de peso rápida e sem motivos aparentes, pode ser um sinal de câncer de estômago. Há vários outros problemas que causam esse quadro, mas, no caso dos tumores, a perda é mais acentuada. Geralmente esse sintoma aparece junto com a falta de apetite.
3. Desconforto no estômago
Outro sinal que persiste quando há câncer gástrico é o recorrente desconforto na região abdominal, principalmente onde o estômago está localizado. Outros problemas podem aparecer simultaneamente. Alguns deles são azia constante, dor localizada e sensação de inchaço na região.
4. Sangue no vômito ou fezes
É relativamente incomum, ocorrendo entre 10% a 15% dos casos de câncer no estômago, mas o sangue no vômito ou nas fezes denota um problema grave. Principalmente no segundo caso, quando as fezes aparecem escuras, com densidade pastosa e cheiro forte, é indicativo de tumor no estômago.
5. Fadiga
A fadiga geralmente vem acompanhada dos outros problemas que podem evidenciar o câncer no estômago. O cansaço crônico e a fraqueza são sinais comuns nos indivíduos que apresentam a doença. Assim, é importante realizar exames específicos quando a fadiga aparecer paralela a outros sintomas.
6. Dor no contato
No momento em que o indivíduo realizar o exame que identifica o câncer gástrico, poderá sentir dor na região, ao toque do médico. É, então, necessário que a pessoa observe, no cotidiano, se o contato com o abdômen causa desconforto ou dor, avaliando um possível sintoma de tumor.
7. Sintomas avançados
Há sinais específicos da fase avançada da doença. Crescimento do fígado, ínguas no lado esquerdo do pescoço, massa palpável em determinadas regiões do abdômen e alguns nódulos próximos ao umbigo estão entre os principais. Nesse estágio, é importante tratar o quanto antes o problema, para que o quadro não se torne irreversível.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.
Eu tenho um caroço na boca do estômago azia gases dor no estômago e mau estar no estômago os médicos falaram que é um osso que todo mundo tem só que eles nem examinam nada
Fui diagnosticado recentemente cm um tumor no estômago, mas não sinto nenhuma dor, por isso fico em dúvida.
Quero saber mais
BOA NOITE DR. ME CHAMO ALBERTO TENHO 63 ANOS IDADE,MORO NO INTERIOR DO CEARA .ESTOU PASSANDO PELO UM PROBLEMA NO ESTOMAGO FUI A O MEDICO ELE ME SOLICITOU UMA ENDOSCOPIA FIZ JUNTAMEN.TE DE UMA BIOPSIA LEVEI PARA UM GASTRO ELE ME PEDIU PARA REPETIR .NO PRIMEIRO EXAME ,ACUSOU HERNIA DE HIATO POR DESLIZAMENTO,PANGASTRITITE ATROFICA,EXTENSA LESAÃO ULCERADA E INFILTANTE EM ANTRO( NEOPLASIA? ) A SEGUNDA ENDOSCOPIA LESÃO GASTRICA ANTRAL ULCEROINFILTRATIVA BIOPSISIA BORMMAN III. QUAL A SUA OPINIÃO DR. POR FAVOR ME AJUDE