Diarreia é um sintoma extremamente comum, mas não quer dizer que seja normal. Ela pode indicar desde problemas simples, até condições mais sérias, principalmente a diarreia crônica.
Infelizmente, nem todos dão a devida importância a tais alterações do intestino. Geralmente, atribuem a condição à alimentação, mas, nem sempre a culpa é dos alimentos.
Quando a diarreia não passa, é preciso ligar o sinal de alerta e buscar ajuda médica rapidamente, a fim de chegar a um diagnóstico concreto e iniciar o tratamento necessário.
Quer saber as causas da diarreia crônica? Leia o artigo e entenda melhor!
O que é diarreia?
A diarreia é um quadro caracterizado pelo trânsito intestinal aumentado e passagem de fezes amolecidas. Sintoma recorrente em vários problemas gastrointestinais, a diarreia não costuma ser preocupante quando dura pouco tempo. Estima-se que entre a população, toda pessoa saudável terá pelo menos um episódio de diarreia aguda a cada 18 meses.
O que é diarreia crônica?
A diarreia crônica se difere do quadro agudo, como dito acima, justamente pelo tempo de duração. Enquanto a aguda é autolimitada e dura uma semana ou menos, a crônica se estende por mais tempo, geralmente, ultrapassando quatro semanas.
O tipo crônico afeta cerca de 5% da população mundial. Tal condição pode ter relação com diversas patologias. Quer saber quais doenças podem causar diarreia crônica? Veja a seguir.
Giardíase
A giardíase é uma infecção não invasiva, provocada pelo parasita giárdia. As manifestações incluem a alternância de fezes aquosas, com fezes gordurosas. Como se não bastasse, a pessoa pode apresentar fadiga, arrotos, cólicas, dores abdominais, inchaço, náuseas, vômitos, má digestão, perda de apetite e emagrecimento.
Pancreatite
A diarreia crônica pode acontecer em pessoas com redução dos sais biliares ou má digestão da gordura. É o caso de quem sofre com cirrose ou pancreatite, por exemplo. Na pancreatite, especificamente, além de amolecidas, as fezes são volumosas e apresentam forte odor.
Tuberculose
Esse tipo de diarreia pode acontecer em várias doenças inflamatórias, neoplásicas ou infecciosas, podendo vir acompanhada de outras manifestações físicas, como sangue e pus nas fezes, dor abdominal e febre.
Síndrome do Intestino Irritável
A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um distúrbio intestinal que afeta até 20% das pessoas no mundo inteiro. Essa condição provoca dor no abdômen, gases, constipação e diarreia. Também pode haver azia, incapacidade de esvaziamento intestinal, urgência fecal, náuseas, refluxo, mal-estar e alterações no apetite. Em poucas palavras, a SII é caracterizada pelo intestino sensível demais.
Além das doenças mencionadas acima, a diarreia crônica pode ser resultado de:
ingestão de substâncias não absorvíveis, como laxantes e medicação dietética;
disfunções enzimáticas da lactase e frutase;
má absorção de sais biliares por efeito de cirurgias digestivas;
desordens de motilidade, dentre outros motivos.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.