Gastrite é um termo geral para um grupo de condições que têm uma coisa em comum: a inflamação do revestimento do estômago. Tal inflamação é resultado de infecção provocada pela mesma bactéria responsável pelas úlceras estomacais. O uso regular de certos analgésicos, além do consumo excessivo de álcool também podem contribuir para a gastrite.
Este distúrbio pode ocorrer subitamente (gastrite aguda) ou se desenvolver lentamente (gastrite crônica). Em alguns casos, a gastrite pode causar úlceras e maior risco de desenvolvimento do câncer de estômago. Para a maioria das pessoas, o distúrbio não é grave e melhora rapidamente com o tratamento.
Principais tipos de gastrite
A gastrite acontece após o enfraquecimento da mucosa que protege o estômago. Sucos digestivos podem danificar e inflamar as paredes do estômago.
Existem dois tipos principais do distúrbio.
Gastrite erosiva
Esta forma é grave e envolve tanto a inflamação, quanto o desgaste gradual do revestimento do estômago. Um exemplo é a gastrite aguda por estresse, que acompanha mudanças devido a doenças graves. A gastrite erosiva tem início rápido.
Gastrite não-erosiva
A forma não-erosiva envolve alterações no revestimento do estômago
Gastrite infecciosa não causada por Helicobacter pylori (H. pylori)
Vírus ou fungos podem causar a gastrite em pessoas com baixa imunidade ou com doenças de longa duração.
Gastrite por radiação
A exposição da região abdominal à radiação pode irritar o revestimento do estômago e causar a inflamação.
Gastrite eosinofílica
Esta forma de gastrite pode ocorrer devido a uma reação alérgica. A causa da alergia não é conhecida.
Doença de Ménétrier
Este distúrbio é raro e envolve o desenvolvimento de dobras espessas e cistos na parede do estômago.
Fatores de risco para a gastrite
Fatores que aumentam o risco da gastrite incluem:
Infecção bacteriana
Embora a infecção por Helicobacter pylori esteja entre as infecções humanas mais comuns em todo o mundo, apenas algumas pessoas desenvolvem gastrite ou outras desordens gastrointestinais altas. Os médicos acreditam que a vulnerabilidade à bactéria pode ser herdada ou ser causada por escolhas de estilo de vida, como tabagismo e dieta.
Uso regular de analgésicos
Analgésicos comuns – como aspirina, ibuprofeno e naproxeno – podem causar gastrite aguda ou crônica. O uso regular desses medicamentos pode reduzir uma substância essencial, que ajuda a preservar o revestimento protetor do estômago.
Idade
Idosos têm risco aumentado de gastrite, já que o revestimento do estômago tende a diminuir com a idade. Além disso, com o avanço do tempo existe maior predisposição para a infecção por H. pylori ou distúrbios autoimunes.
Uso excessivo de álcool
O álcool pode irritar e corroer o revestimento do estômago, o que o torna mais vulnerável aos sucos digestivos. O uso excessivo de álcool está relacionado à gastrite aguda.
Estresse
O estresse severo devido a grandes cirurgias, ferimentos, queimaduras ou infecções graves pode causar gastrite aguda.
Seu próprio corpo atacando as células do seu estômago
Chamado de gastrite autoimune, este tipo ocorre quando o corpo ataca as células que compõem o revestimento do estômago. Essa reação pode desgastar a barreira protetora do órgão.
Por fim, saiba que a gastrite pode estar associada a outras condições médicas, incluindo HIV/AIDS, doença de Crohn e infecções parasitárias. Somente um médico poderá avaliar o quadro e dar o diagnóstico preciso.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.